quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os Protetores de cães e gatos

Venho acompanhando, até de forma ativa, o trabalho, o drama e as vitórias de muitos e muitos protetores de animais no Brasil.

Esse é um assunto que me emociona muito, tendo em vista a luta diária que eu vejo de pessoas anônimas que, sozinhas ou mesmo em grupos de pessoas sozinhas, travam uma terrível guerra contra o abandono e a crueldade contra cães e gatos.
São pessoas que muitas vezes tiram dinheiro do seu próprio bolso para poder ajudar a um animal, pessoas que doam cômodos de suas casas para fazer os famosos "LTs" (Lar Temporários) para ajudar na recuperação e depois, na adoção responsável de um animalzinho. O que eles ganham com isso? apenas um prazer enorme em saber que mais uma vida foi salva e que mais e mais poderão ser salvas.

Essa luta silenciosa começa a ser reconhecida com a ajuda das redes sociais, onde ganham vozes e rostos e que, aos poucos, ganham a mídia e reconhecimento, começando a interferir em casos policiais e legais de abandonos e crueldade contra animais.

Os "Protetores" muitas vezes são vítimas de preconceitos ou chamados de "Protetores" em tom pejorativo.
Muitas vezes também são questionados de o porque de se preocupar tanto com os animais se há tantas crianças sofrendo.
Bom, para isso a resposta é sempre clara e a mesma: cada um tem a sua causa e sua motivação. O que seria dos animais se todos se preocupassem somente com crianças? OU, o que seria das crianças se todos se preocupassem somente com os animais? sendo assim, cada um deve direcionar suas energias para algo que o faça bem. Mas, direcione suas energias, não critique apenas!

O que tenho visto diariamente em diversos casos é a união que a rede de protetores tem em muitos momentos, unindo forças e multiplicando os pedidos de ajuda.
É incrivel também ver como a causa animal tem entrado na vida de inúmeras pessoas, que sempre amaram animais, mas que nunca souberam como ajudar afetivamente.
Vi isso à poucos dias e me sensibilizou muito, pois, precisei de ajuda para comprar ração para alguns gatos em Niterói e, em poucos dias, muitas pessoas já estavam sabendo do caso e doando. As pessoas tinham apenas a minha palavra e a vontade de ajudar, e mesmo assim, fizeram depósitos. Consegui comprar 60 quilos de ração!

A proteção animal está em fase de ascensão e ganhando cada vez mais adeptos e força. Isso se torna muito importante em um pais onde a violência contra animais é encarado com naturalidade e até mesmo como expressão cultural.

Para vc que é PROTETOR DE ANIMAIS em todo o puro sentido da palavra, meus PARABÉNS!
Para vc que ama animais e acredita e confia no trabalho dos Protetores, muito obrigada.

Que essa lute não termine, que não seja em vão!

Como Médica Veterinária peço ajuda aos meus colegas, tire 1 ou 2 dias do seu mês para se dedicar à animais carentes, pode acreditar em mim: isso lhe fará muito bem.




N.C







Nenhum comentário:

Postar um comentário